sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Educação no contexto das novas tecnologias

Com o advento de novas tecnologias, surgem nos desafios à Escola. Torna-se imprescindível que as práticas educacionais vislumbrem a utilização dessas novas linguagens a fim de atender a demanda em tempos atuais.

A Escola deve despojar-se das amarras do ensino tradicional, tecnicista, e permitir-se tombar com o novo, por mais estranhamento que cause. É necessário que a equipe pedagógica flexibilize horários e espaços, que disponibilize recursos para o desenvolvimento das atividades mais interativas e dinâmicas.

O espaço escolar deve-se configurar como um lugar de inovações e de experimentos em busca de novos caminhos. É indispensável pensar o processo de ensino e aprendizagem sempre promovendo modificações no tocante às práticas pedagógicas, sem que seja necessário romper absolutamente com métodos antigos, fundados em bases  já superadas; é importante mater o equilíbrio.

As novas gerações de estudantes são dotadas de necessidades e potencialidades próprias de sua época, cabendo a Escola acompanhar esse universo de evoluções e transformações sociais do qual seus alunos são parte integrante.
                                                                                       Gustavo Aragão Cardoso
                                                                         Professor, pós-graduando em Língua Portuguesa
                                                                   Membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho/    
                                                                               Academia Sergipana de Letras (ASL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário